quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Tristão e Isolda

Acredito que o delfonauta já tenha ouvido falar da trágica história de amor de Tristão e Isolda e no livro que a conta. Agora devo admitir que sempre achei que esse livro era um spin off da história do Rei Arthur e que o Tristão era um dos cavaleiros da Távola Redonda (aliás, já leu nosso Especial Excalibur?). Bom, se este filme estiver correto, a única semelhança entre o Tristão da Isolda e o Tristão do Rei Arthur é o nome, pois o rei que une os bretões aqui se chama Marke e usa uma espada aparentemente sem nome.

A história aqui é o seguinte: a Inglaterra está dividida e os Irlandeses se aproveitam dessa fraqueza para dominá-los. Depois de uma batalha voraz, o cavaleiro Tristão (James Franco, o Harry Osborn), que realmente parece ser um cara deveras triste, vai parar nas mãos de Isolda (Sophia Myles, que parece uma postergirl ariana). Ela cuida dele, os dois se apaixonam e se entrelaçam nos doces prazeres do amor. Só que a guria é filha do rei irlandês, então o amor dos dois é proibido.

Lembrou de Romeu e Julieta? Pois é, só que a partir daí, a história segue outro caminho. Por ironias do destino, Isolda acaba casando com Lorde Macke, o rei da Inglaterra, que é tio de Tristão. Esse casamento une os reinos e traz paz que era desconhecida desde o império romano. Mas será que Tristão e Isolda conseguirão sobrepujar seus instintos e a chama que arde em seus corações em nome de um bem maior?

Pois então, agora você já sabe que não se trata de um amor proibido na linha shakespeareana, mas de um triângulo amoroso bem parecido ao de Arthur/Guinevere/Lancelot que vemos na história da espada famosa. Na verdade, o drama e o charme da história pode ser resumido em uma única frase que Isolda fala para Tristão: “Ele é um homem bom. Eu não consigo odiá-lo”. Pois é, assim como Lancelot e Arthur, Tristão e o rei Macke nutrem um profundo respeito um pelo outro. A principal diferença entre as duas histórias é que aqui o romance assume o primeiro plano fazendo com que a ação e os problemas do reino pareçam sem importância. Mas o mais legal é mesmo que, embora você torça para Tristão (que, afinal, é o protagonista), acaba gostando também de Macke.

O filme alterna momentos ótimos com outros entendiantes. Em especial os primeiros dias que Tristão passa com Isolda são assaz chatos. Um grande problema é também a presença de James Franco. Ou vai dizer que, quando você assistiu ao filme do Homem-Aranha, você pensou com seus botões: “Sabe, esse Harry Osborn daria um bom cavaleiro medieval tremendão”? Claro que não, o cara simplesmente não tem porte para isso. Ah, e por algum motivo bizarro, sempre que olhava para ele, ficava imaginando o Orlando “eu também já fiz épicos” Bloom no papel. Provavelmente é porque os dois têm a mesma cara de... bem... de traseiro. :-)

O veredicto final, então, acaba sendo médio. Provavelmente é um bom filme para assistir com a namorada, mas na falta de uma, vale mais a pena ficar com algo mais Testosterona Total. Se bem que mesmo para assistir com a namorada, acho um romance na linha de Procura-se Amy mais legal e bem mais romântico.

(LuizAntônio)

Amor Maternal


Há muito tempo, sim, que eu não te escrevo... Ficaram velhas todas as notícias... As notícias que eu tanto guardava para então um dia poder escrevê-las para você...

Meu querido filho, saiba que um dia sua mãe há de poder dizer tudo o que está acontecendo por aqui, mas por enquanto eu te mandarei as minhas velhas notícias, que um dia fui jovem e feliz quando te coloquei no mundo, hoje sou apenas uma pobre senhora e infeliz, por não ter o meu grande e querido filho perto de mim.

Poucas das vezes que paro para te escrever, fico horas pensando como poderia ter sido diferente... Tudo passa em nossas vidas, mas parece que os sentimentos nunca irão embora, pois o meu amor por você continua cada vez maior. Por isso te escrevo esta última carta que é para te dizer que em breve estarei junto de você para então passar as velhas notícias em notícias boas, coisas boas para se viver uma vida harmoniosa e com felicidade, espero que sejamos muito felizes juntos.

Eu, meu filho, espero por esse momento há anos e hoje estou vendo que o grande e esperado dia chegou, eu ainda pude dar a volta por cima.

(Renata)

Tristão e Isolda

O nome do filme é Tristão e Isolda. A sociedade que é encenada no filme é a sociedade medieval, suas características que ficam mais evidentes são as roupas, o governo(feudalismo), as armaduras, o rei, os cavaleiros.
Os personagens frequentavam a corte, os povoados como sendo os "lugares sociais".
Sempre que apareciam alguns desafios e alguns obstáculos os personagens se reuniam para discutir o que fazer, mas sempre acabava em lutas.
O eixo simbólico desse filme com certeza é o amor, pois depois de tudo vivido na história do filme é o que mais predomina no final do filme.
Os personagens que causam maior reação são o Rei Marque, o Tristão e a Isolda, pois são quase o triângulo amoroso da história.
O final do filme não corresponde à proposta inicial, pois todos os espectadores esperam que o Tristão e a Isolda fiquem juntos, se casam e vivam felizes.
O filme me passou uma coisa muito boa, eu gostei muito, pois fala sobre o amor vivido por duas pessoas que achavam que o amor é mais importante que tudo, inclusive, maior que a morte, na minha opinião todos devem ver, pois vão se emocionar com aquela linda história.

Uma surpresa

Há muito tempo que eu não te escrevo... Ficaram velhas todas as noticias.

As palavras estão aí uma a uma porém minha alma sabe mais de que tudo o que escrevi queria me espressar melhor, mas vou te contar da melhor forma que eu puder.


A noite estava quieta, nenhum rumor na rua deserta, foi quando de repente, ouvi um barulho como se fosse uma pessoa chegando perto da minha casa, mas eu fiquei com medo e fiz de conta que não ouvi nada.


Abriu a porta lenta e sigilosamente, a pessoa pegou o que queria mas percebendo que ninguém havia percebido, fez aquela bagunça na frente da casa.


Minha rua acordou mudada. Os vizinhos não se conformavam, como poderia alguém fazer aquela bagunça e ninguém ouvir nada, em mesmo os donos da casa.

Bom na realidade isso, foram eles que disseram, pois bem que eu ouvi, só não me mexi pois fiquei com medo, espero que você, pois como já disse já faz muito tempo.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Tristão e Isolda


O filme em questão é Tristão e Isolda e a sociedade que é encenada é medieval, as características mais evidentes são: a guerra muito comum durante a Idade Média; as mulheres que usavam vestidos longos e rústicos; os homens, roupas e acessórios rústicos de guerra; o ambiente campestre com muitas aldeias.Os personagens frequentavam a corte, o povoado, a floresta, onde era muito comum fazerem caçadas em noite de luar, e onde lutavam.

Os personagens enfrentavam lutas corporais e psicológicas.Corporais porque frequentemente estavam defendendo suas terras e honra, e psicológicas porque constantemente os personagens ficavam em conflito interno na tentativa de resolver algum problema de ordem afetiva.

Ante os desafios e obstáculos, os personagens procuravam dialogar sobre a questão para tentar resolvê-los, mesmo que fosse a base de lutas.Os elementos do filme mais carregados simbolicamente são: a luta e o amor, pois predominam e representam muito bem a época. Os personagens que causam maior reação são: Tristão, Isolda e rei Marc.

O final do filme não corresponde à proposta inicial, pois o público pensa que Tristão e Isolda iriam acabar juntos, mas isso não acontece. Entretanto,o filme é muito bom, pois não termina como a maioria dos filmes, em que o casal romântico sempre acaba junto. É um filme bem interessante.

(Priscila Mafort)

A Rivalidade


Eram dois adolescentes,um de 17 anos e o outro de 15.Eles eram dois ciclistas, os melhores de seu esporte, em todos os campeonatos ambos estavam presentes e entre os vencedores, entretanto, entre eles existia uma palavra chave: "rivalidade''.

Todas as pistas de down hill em que os dois iam correr sempre havia muita rixa e competição.O de 17 anos, extremante vaidoso, falava que a bicicleta do outro era muito ruim, que ele não conseguia velocidade. O outro nem se importava e continuava tentando mostrar que era melhor do que seu rival.

Certo dia, por coincidência do destino, eles se encontraram novamente em outra corrida.O de 15 anos, muito corajoso e determinado, disse que a pista era a mais difícil do campeonato e que os dois estavam com o mesmo número de pontos e quem vencesse seria o melhor.

No dia seguinte, se enfrentaram novamente, o de 17 anos até que estava melhor mas na última rampa caiu.O garoto mais novo venceu o campeonato e levou todos os PRÊMIOS.


(Iago Godinho)

Tristão e Isolda,uma históra para contar


Naquela época dentro da sociedade medieval, as pessoas se vestiam de acordo com as caracteristicas da época: usavam roupas de guerra, de couro, lanças, arco e flexas, espadas; e as mulheres da corte se vestiam de acordo com a época, vestidos longos e rústicos.

O filme passa numa corte, onde viviam guerreiros, escravos, artesãos, pessoas de níveis diferentes.Os personagens enfrentavam lutas corporais (entre reinos diferentes) e entre si próprios(desafios psicológicos na tentativa de solucionar as angústias pessoais, as decisões frequentes que Tristão e Isolda tinham que tomar em relação ao amor que sentiam; as decisões do rei Marc...).

Os personagens reagiam de forma decisivamente ante os desafios que a trama propõe aos personagens, porque naquela época havia muitas batalhas contra outros reinos e as vezes batalhas contra si próprios (decisões sobre quais rumos seguir em relação ao amor que sentiam um pelo outro).

O final do filme não corresponde à proposta inicial, porque pensa-se que o personagem principal vai continuar vivo, vivendo feliz com sua amada, mas termina completamente diferente do começo, no final o personagem principal (Tristão) morre, sua amada o enterra e some, e nunca mais foi vista.

Um filme muito bom, bem elaborado, uma história bem contada. Quando se assiste a esse filme pensa-se que o final vai ser muito diferente daquele que acontece.

( Jôni B. Storck Guimarães, Luis Antônio Erthal França e Paulo Heitor P. Aguiar)

Tristão e Isolda, um breve comentário


O filme Tristão e Isolda é muito interessane, pois mostra um romance trágico em uma sociedade medieval.

Cada sociedade dessa época era comandada por um rei, as roupas eram muito protetoras,como armaduras, os casacos e as calças feitas de couro, os coturnos,os acessórios de proteção nas lutas, arco e flechas, espadas etc.Além de ser roupas muito bonitas eram também proteções para os homens quando estavam em guerra com os outros povos.

Quando estavam em paz, o rei e os seus súditos se reuniam na corte, ou seja, no castelo para beber, comer e dançar, fazer seus rituais, como sair na madrugada a cavalo para caçar, durante a lua cheia.Os homens (cavaleiros) além de lutarem para defender seu reino, também lutavam para arrumar esposas para eles próprios e os reis.Essas disputas precisavam de muito treinamento pois tinham várias etapas (a luta deveria acontecer com vários homens, eles deveriam dizer onde, como e quando iriam atacar seus adversários) e assim acontecia.


O filme é muito bom, porque o que mais marca é o amor que há entre Tristão e Isolda.Para eles, o amor é maior do que a vida e a morte.O rei da sociedade, o Marck, após saber da traição, tomou uma atitude muito bonita, porque em vez de ele mandar matar os dois como mandava a tradição, deixou-os livres para viverem o grande amor.

No começo, o filme nos mostra uma linda história de amor,mas no final, o Tristão morre só para tentar salvar a pátria. Na minha opinião, é muito interessante a história, porque é um exemplo de vida. Atualmente, o mundo em que vivemos é muito sem amor.Se todos fizessem como os personagens do filme, certamente o mundo seria bem melhor, com muito mais amor.


(Cristina Klein Oliveira)


Tristão e Isolda


O filme que será comentado é Tristão e Isolda. Ele nos mostra uma sociedade diferente desta em que vivemos hoje.A sociedade encenada é medieval e tem como características um povo guerreiro, que se veste com casacos de lã, vestidos rústicos e longos, roupas em couro, coturnos, roupas e acessórios da Idade Média, como: armaduras e espadas.

Os lugares sociais que os personagens frequentam são os campos de batalha e também a corte, onde o rei tinha seus servos e festejava com os súditos reais.
O cenário também é bem representado pelo campo, as florestas, que eram locais, em noite de lua cheia, ideais para a caça e cavalgadas.

Os personagens principais enfrentavam como enfrentavam os irlandeses através de lutas corporais, com flechas e espadas.Morreram muitas pessoas, alguns personagens tinham medo de ir para as batalhas, mas Tristão fez com que eles perdessem o medo e enfrentassem os obstásculos.


Os elementos mais carregados simbolicamente são os conflitos entre os reinos e o amor, as cenas de romance entre os personagens. Os personagens principais principais destacam-se na trama, pois foram muito bem desenvolvidas na trama: o Tristão que havia sido ferido com a espada envenenada; a Isolda que o encontrou na beira do mar e cuidou dele, mas era comprometida, e o Rei Marc, que criou o Tristão e casou-se com Isolda.

O final do filme não corresponde à proposta inicial, pois todos pensam que ele vai sobreviver e ficar com a sua amada, mas ele morre.

Em todo filme, geralmente,o personagem principal não morre e o final é feliz, mas o Tristão e Isolda tem um final diferente, o herói morre. Por isso, o filme é interessante.

( Rodrigo Leal, Iago Godinho e Waldevino Alves)

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Uma coisa sem planejar

Estávamos próximos de completar 1 ano de namoro. Eu e Carlos Alexandre, meu namorado, estávamos com suspeitas de eu estar grávida. Fiz o exame e ele deu positivo.

Na hora, eu fiquei um pouco assustada, mas digamos que eu já estava conformada. Fiquei feliz, mas em seguida me bateu uma tristeza, uma dúvida, um medo de como contar para a minha família e eles não aceitarem e me abandonarem.

No começo, eles não gostaram da notícia, mas não deixaram de me apoiar e hoje estão amando.

Cada dia que passa,que eu vejo minha barriga crescendo, que olho a ultrassonografia e vejo meu filho, penso que não vim aqui à toa, que a vida é uma da melhor prova que Deus nos deu, que ele ama cada um do jeito que nós somos.
Hoje, ainda tem gente que me julga, pois sou nova e não devia estar grávida, mas fazer o quê? Tem gente que fica brigando comigo, fazendo pouco caso, mas eu sei que se Deus mandou esse filho para mim agora, é sinal de que é a minha hora e que ele vai me ajudar.

Eu sei que ainda vou sofrer muito, mas continuo de cabeça erguida, pronta para enfrentar qualquer coisa.

(Victoria Gomes Decoté)

A viagem fantástica

Certo dia quando era pequena ,deveria ter dez ou onze anos, fui fazer uma viagem junto com o pessoal da escola, iríamos conhecer a cidade maravilhosa ,o Rio de Janeiro.Durante a viagem fomos cantando, chegando lá, os professores falaram que nós iríamos ao zoológico, à praia, ao planetário, Mc Donald.
Chegando ao zoológico, conhecemos muita coisa sobre os bichos, como a cobra, girafa etc. Em seguida ,fomos ao Planetário onde conhecemos várias estrelas e muitas coisas sobre o universo, essa foi uma das partes que eu mais gostei e logo depois fomos à praia, eu amei, molhei meus pés na água, tomei água de coco.
Naquele dia,tive um dia de carioca, tomei sorvete ,depois fomos fazer um lanche no Mc Donald, foi muito bom, comemos muito, ganhamos alguns brindes e depois fomos embora. Durante a viagem de volta para casa ,fomos cantando,novamente estava chovendo muito, com tanta diversão nem vimos que estava chovendo.Foi ótimo aquele dia , principalment porque estava com os meus amigos.

(Janaína de Souza)

O Valor da Amizade


"Quando tudo parece perdido, sempre aparece uma saída. "

Certo dia, conversava com uma menina que contou-me sobre sua vida, o sofrimento que havia passado e a alegria que havia encontrado.
Sua vida era muito boa e alegre, foi quando conheceu algumas amigas que só lhe trouxe problemas, no começo parecia ótima aquelas amizades, elas saíam, se divertiam, faziam o que queriam. Se desligaram um pouco dos estudos e só pensavam em uma coisa :"aproveitar o hoje pois amanhã pode ser tarde". Na realidade, isto aconteceu mas era melhor ter esperado o amanhã do que viver o hoje.

Passou-se alguns meses, então a menina começou a observar como estava mal nos estudos, em casa, na igreja... Finalmente terminou aquele ano letivo onde ela passou e todas repetiram, aquela foi a pior férias que ela teve, pois brigou com as amigas e ficou sozinha. Sua vida tornou um pesadelo, a única coisa que sabia fazer era chorar, dormir e ficar em seu quarto, assim foi sua vida até o meio do ano.

Foi quando na escola conheceu uma menina, que a devolveu a alegria da vida, de voltar a acreditar em seus sonhos, ela encontrou uma pessoa que sempre procurou, pois não encontrou apenas uma menina, mas encontrou uma verdadeira amiga, uma irmã e uma fiél companheira.

Essa foi a melhor pessoa que ela conheceu, pois ela foi enviada por Deus , e hoje elas vivem muito bem e com um pensamento "viver o hoje, mas pensar no amanhã".

(Silmara Daudt da Silva)

A Viagem


Há uns anos,eu fiz uma viagem ao Rio de Janeiro, num dia lindo de sol.Ao levantar me arrumei e fui em destino ao Rio de Janeiro,no caminho vi vários lugares e várias imagens impressionantes,mas a que mais me tocou por dentro foi logo na entrada da cidade.
Como todo lugar tem suas vantagens e suas desvantagens, no Rio, a vantagem é de ser um lugar muito lindo e a desvantagem é aquela miséria e muita pobreza, nisso me impressionei muito.
Ao olhar para o lado, vi um menino muito pequeno,com roupas velhas e pés descalsos, pedindo esmola para todos os que ali passavam .Quando passou um homem,o menino pediu uma moeda, mas muito ignorante nem sequer olhou para a criança.Logo percebi as lágrimas do menino rolarem pelo rosto sujo e magrinho de tanto sofrer, vi também que as vezes nós temos tantas coisas e reclamamos mesmo assim e há outros lá fora que queriam ter tanto um lar,uma educação, ou até mesmo uma família e não pode ter...Por isso temos que agradecer todos os dias por tudo o que temos e também não reclamarmos por coisas que não temos.

Mente Confusa

Ando estranha, será que é apenas uma impressaõ ou há algo real dentro de mim? Ando mal, será que isso é normal?

Ando não sabendo diferenciar amor, com paixão ou apenas empolgação...É como se eu tivesse presa a mim mesma, é como se eu não conseguisse ou não soubesse amar, precisar abraçar alguém, mas não sei quem, necessito olhar dentro dos olhos de alguém e dizer com toda força do mundo "eu te amo".

Eu tenho para quem dizer isso, mas bem no fundo do meu coração não tenho certeza. Toda noite é a mesma coisa, se ele não me liga, fico um pouco carente e penso em outro alguém, aí para me distrair arrumo meu quarto, escuto várias vezes a mesma música, e penso:"Onde será que ele está? "

Quando sinto algo preso dentro da minha garganta e não tem ninguém por perto, converso com Deus e lhe peço uma luz, acho que ele me entende...

Então leio todas as minhas revistas, faço exercícios, todos me confortam, mas de que adianta? Pretendo ver o sol nascer, pois não consigo dormir, finjo me sentir feliz, mas na verdade estou confusa!

Espero que essa seja uma simples passagem na minha vida. Quando ele não me liga, começo a pirar. As vezes consigo dormir, mas tenho medo de acordar. Vou aguentar até o fim, pois sei que Deus não irá abandonar uma adolescente cheia de dúvidas, não vou desistir, pois quero terminar essa história com um final feliz com ele, ou sem ele.

Racha Feliz no Zoológico

No fim de semana foram várias pessoas ao zoológico,chegando lá havia vários bichos: macacos, girafas, elefantes, papagaios etc...
Uma família levou seu filho para passear no zoológico e também tirar algumas fotos dos animais e do menino. Ele tirou fotos de vários animais, mas ele avistou um lindo macaquinho e quis que o macaquinho tirasse uma foto com ele em cima do seu skate. O animalzinho começou a distrair o menino até que o bichinho roubou seu skate e fugiu.
O animalzinho estava tão feliz passeando pelo zoológico, quando dois malucos em alta velocidade desputando um racha acabou invadindo o zoológico e atropelou o bichinho. Um passeio com a família teve final de semana triste pois o menino viu o animalzinho morrer na sua frente.
No enterro do macaquinho estavam os parentes e familiares do garotinho todos muito tristes, chorando a morte do macaquinho.


( Rodrigo Leal)


violência

Hoje em dia a violência está muito presente em nossas vidas.As pessoas as vezes morrem e nem sabem porque.Como o trágico caso de Elisa,que por sua insistência em querer dinheiro e fama foi cruelmente assassinada.Ela foi estrangulada e seus restos jogados para cachorros comerem.
Olhem tal ponto ao qual o ser humano conseguiu chegar.Mas temos que acreditar que tudo vai melhorar e que ainda existem boas pessoas neste mundo.

A Vida é Meio Confusa

É engraçado como as pessoas mudam de idéia rápido! Em menos de algumas semanas, o que foi falado, já não tem mais sentido!

No que podemos acreditar então? Nas palavras ditas na hora? ou nas palavras ditas olho a olho? São tantas perguntas sem respostas, e por mais doloridas que sejam, sempre é bom saber a verdade! Elas podem causar dores durante um, dois,três meses, anos, mas um dia cicatrizam, e esse é o dia que você acorda para a vida e consta que o sofrimento passado foi apenas mais uma história de amor sem sucesso!

Nos privamos de tantas coisas, conhecer pessoas novas, se divertir, sair com os amigos e cair na pegação, por um simples sentimento, mas nos privamos justamente porque esse sentimento é verdadeiro!

Se abrirmos mais os olhos para o mundo, ele mostrará que nem tudo que vivemos, ou pelo menos, achamos viver, são mil maravilhas!

Ele nos motrará que vivemos num mundo de caça, como o gato caça o rato, nos mostrará também que a pessoa certa, já passou tantas vezes diante de nossos olhos e nós não tivemos a capacidade de notá-la, por ter outra pessoa em mente, temos certeza que encontramos nossa alma gêmea, mas e ela? Será que também encontrou?

Por isso nunca se deixe prender por um amor sem dedicações, ele pode fazer com que você não perceba que a felicidade está bem longe dele!

O Poder de uma Amizade


"Quando uma brisa fria bater no seu rosto chore,mas lembre-se de que no céu há um Deus que guia e na Terra uma amiga que te ama." Foi o que ela me disse quando me viu triste e chorando.Era um sofrimento que parecia nunca ter fim até um dia em que tudo parecia perdido foi sendo recuperado.

Ela me falou de alguém e eu não conseguia acreditar neste alguém, eu pensava que era impossível eu sofrer daquela maneira se este alguém existisse. Com o tempo, eu voltei a sorrir de novo a ter novamente vontade de viver , então eu acreditei que só Deus é capaz de fazer alguém feliz, pois se ele não existisse eu não a teria conhecido e jamais seria feliz de novo. Então, eu disse a ela :"Quando a gente acha que sabe todas as respostas vem a vida e muda todas as perguntas." Ela logo ficou em dúvida e perguntou o porquê, eu respondi dizendo que a cada dia que passava eu acreditava mais e mais que a minha vida só íria piorar, mas a vida me mostrou que era tudo diferente e eu poderia ser feliz de novo, e é o que está acontecendo depois que eu te encontrei ,eu continuei falando...

Você é uma amiga enviada por Deus para minha vida e eu vou guardar esta amizade até o fim como um tesouro que eu mergulhei para encontrar, pois quando eu te encontrei a alegria brilhou em meu olhar.

(Eliene Marins)

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Pequeno comentário


Um pequeno comentário


Os seres humanos são realmente curiosos...Vários escritores já abordaram este tema e continuam escrevendo sobre os diversos tipos humanos...Interessante é a poesia de Cecília Meireles...Simples, mas com uma profundidade imensa.


"Há pessoas que nos falam

e nem a escutamos;

há pessoas que nos ferem

e nem cicatrizes deixam.

Mas há pessoas que,

simplesmente,

aparecem em nossa vida...

...e que marcam

para sempre."


Durante a nossa existência, conhecemos diversos tipos humanos, alguns marcantes e outros, que apenas adicionam poucas marcas em nossa jornada...Mas todos têm a sua importância, pois nada na vida acontece por acaso.Tudo tem um motivo e explicação...


(Nelandi da Silva)